✈ DAS FAVELAS DE FORTALEZA-CE ENVIANDO PARA TODO O BRASIL ✈

A MANCUDA é um projeto de marca formado por jovens negres da periferia oeste de Fortaleza. A marca surge durante a pandemia de covid(2020) como uma tentativa de subsistência em meio aos cortes contingentes de bolsas nas universidades federais onde a maior parte da equipe obtia renda como bolsista. Com o passar dos meses e depois da explosão - de compartilhamentos na rede social Instagram - gerada pela primeira coleção respaldada no processo de reutilização de resíduos têxteis do próprio ateliê, a marca logo se transforma em um projeto de vida.

Pautado sobretudo, na ótica da sustentabilidade e ancestralidade negra, confeccionando peças publicitárias pensadas no reconhecimento da beleza e no resgate da autoestima da população negro-favelada da grande Fortaleza através da moda. Por entre os inúmeros encontros e atravessamentos coletivos permeados de transversalidades artísticas, o próprio território, as famílias e os pares atravessados pelo racismo são o principal referencial particular da MANCUDA.

Olhar para trás para construir o futuro, esse é o significado do SANKOFA, símbolo Adinkra sempre mencionado em todos os espaços que a MANCUDA se faz presente, isso porque, a marca pensa produção de moda como uma possibilidade de resgate, seja da autoestima perdida por conta do racismo, seja da trajétoria daqueles que vieram antes e que devem ser referenciados e lembrados até hoje para além de uma estatística.